ETA

Autor: Igor / Marcadores:


A organização Pátria Basca e Liberdade (em basco, Euskadi Ta Askatasuna), o ETA, é um grupo terrorista que tem o objetivo zde alcançar a independência da região do País Basco, da Espanha e França.
A história do País Basco começa com o casamento dos reis Fernando e Izabel, quando foi iniciado um processo de formação do Estado Monárquico, que só foi finalizado entre os séculos XV e XVI quando o Pais Basco foi integrado à Espanha.
Com o termino da ditadura franquista em 1975, o processo de redemocratização do País basco se iniciou. Surgiram partidos nacionalistas que tinham o objetivo de dividir os bascos na luta pela autonomia. A ETA rejeitou o Estatuto de Autonomia aprovado nas constituições Espanholas de 1978 e 1979. Com isso, continuou sua atividade militar e fundou uma unidade chamada Herri Batasuna, cujo interesse era apoiar a própria ETA.
A ETA possui ideologia separatista, marxista-leninista e revolucionária. Uma serpente enrolada num machado é seu símbolo. Foi criado por integrantes dissidentes do Partido Nacionalista Basco, um partido político fundado em 1895. Ganhou apoio político durante a ditadura franquista por ser considerada uma organização anti-regime. Nos últimos dez anos toda a Espanha se revoltou contra as ações do ETA, que são imprudentes e provocam muitas mortes.
Entre seus principais atentados está o do aeroporto em Madrid. No dia 30 de dezembro de 2006, no aeroporto de Barajas, a ETA explodiu um carro-bomba no estacionamento do Terminal 4. Felizmente as autoridades espanholas receberam um aviso 2 horas antes e conseguiram evacuar o local a tempo.

3 protestos:

Helenise Lopes disse...

O blog de vocês ficou maravilhoso. Souberam definir muito bem o assunto sobre o terrorismo. Profª. Helenise

Unknown disse...

Bem informativo o material de vcs
Andrea

João disse...

f*dinha o layout ;*